O que fazer em São Thomé das Letras

O que fazer em São Thomé das Letras? Em São Thomé das Letras há muito o que fazer e a cidade se destaca pela beleza exótica de suas pedras, rica em cachoeiras, casarões antigos, mistérios, lendas, aparições de OVNIS, trilhas ecológicas e um Parque Municipal localizado no alto de uma montanha sagrada da Serra da Mantiqueira.

O que fazer em São Thomé das Letras
Foto aérea da cidade de São Thomé das Letras com visão para o Parque Municipal

Neste post você vai descobrir o potencial turístico da cidade, mas se preferir, clique no VÍDEO ao lado e assista ao programa Café Turístico São Thomé elaborado pela equipe do Portal São Thomé.

Começando pelo centro da cidade

O centrinho de São Tomé é formado basicamente pela praça Barão de Alfenas, onde está localizada a Igreja Matriz. Ao lado da igreja encontra-se a Gruta São Thomé, que é um dos pontos turísticos mais visitados do centro, devido a lenda e o mistério que deu origem ao nome da cidade.

Igreja Matriz em São Thomé das LetrasA Igreja Matriz de São Thomé das Letras fica na Praça Barão de Alfenas, Centro da Cidade.

Gruta São Thomé das LetrasA Gruta São Thomé está ao lado da Igreja Matriz e deu Origem ao nome da Cidade…

No entorno da praça há diversas lojas que vendem artesanatos, duendes, pedras, chapéu de bruxa e lembranças em geral, além de, restaurantes, bares e cafeteria. Ao lado da igreja, moradores da cidade que se dedicam ao artesanato local vendem as mais lindas casinhas de pedras feitas de Pedra são thomé.

Moradores da Cidade Oferecem as Lindas Casinhas feitas de Pedra São ThoméMoradores da Cidade Oferecem as Lindas Casinhas feitas de Pedra São Thomé

Mapa apontando o roteiro dos principais atrativos da cidade

Ainda no centro da cidade, um pouco distante da praça central, outro atrativo de destaque é a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Contadores de histórias de São Thomé das Letras afirmam que os escravos construíram tal espaço, inicialmente para práticas de ritos afro-descendentes (…).

Igreja Nossa Senhora do Rosário em São Thomé das LetrasContadores de histórias de São Thomé das Letras afirmam que os escravos construíram tal espaço.

Parque Municipal Antônio Rosa

Ainda na cidade de São Thomé das Letras, outros atrativos que se destacam estão localizados no Parque Municipal Antônio Rosa. O Parque Municipal Antônio Rosa é, sem sombra de dúvida, um dos lugares mais visitados pelos turistas, porque trata-se de um conjunto paisagístico localizado há 1.440 metros do nível do mar. Nele estão localizados os pontos turísticos mais altos da cidade, composto pela Pirâmide, Cruzeiro, Pedra da Bruxa, Mirante, Toca do Leão e por diversos Picos de Meditação. Todos os atrativos apresentados até agora foram integrados ao roteiro City tour

Visão Aérea do Parque Municipal Antônio Rosa

Mapeamento dos Atrativos do Parque Municipal

Borá para as cachoeiras?

Depois de conhecer a cidade e passear no Parque Municipal Antônio Rosa, a próxima parada que a galera aprecia muito é desfrutar do frescor e da vitalidade das cachoeiras. A rota de cachoeiras I que fica pertinho da cidade. Além disso, é outra opção de lazer mais visitada pelos turistas, especialmente, no verão.

Mapa da rota de cachoeiras I

Destaque para a Cachoeira Véu de Noiva

Cachoeira Véu de Noiva em São Thomé das Letras MG

A rota de cachoeiras faz parte do Roteiro de cachoeiras I. Elas ficam praticamente na mesma estrada. Partindo do centro da cidade, o turista deve ir em direção ao Centro de Eventos e, ao invés de voltar para a cidade de Três corações, ele segue o caminho oposto. A rota de cachoeiras inclui a visitação na Cachoeira da Eubiose, Cachoeira do Flávio, Cachoeira Paraíso e Cachoeira Véu de Noiva.

Turista Fotografando a Cachoeira Véu de Noiva em São Thomé

Um pouco de história da cidade

A lenda que deu origem a toda a história da mística cidade de São Thomé das Letras aconteceu na Gruta São Thomé, atrativo turístico que fica ao lado da Igreja Matriz, no centro da cidade, conforme apresentado anteriormente.

Escravo João Antão na Praça Barão de Alfenas

A lenda diz que o “João Antão escravo da Fazenda Campo Alegre, cujo romance com a irmã de seu senhor, o Capitão João Francisco Junqueira, havia sido descoberto, cansado dos maus tratos, refugiou-se em uma gruta no alto da serra, onde passou a viver da pesca, frutos e raízes da região.

Um dia um senhor de vestes brancas apareceu para o escravo lhe entregando um bilhete e dizendo que, se ele o entregasse ao capitão, este o perdoaria.

Escravo João Antão e a Lenda de São Thomé

Ao ler o bilhete, o Capitão lhe ordenou que o levasse até a gruta, onde encontraram uma imagem de São Tomé entalhada em madeira. João Francisco, homem profundamente religioso recolheu a imagem e a levou para casa. A imagem sumiu e reapareceu na gruta por várias vezes.

Igreja Matriz em São Thomé das Letras

Acreditando ser um milagre, o Capitão mandou erguer uma capela no local, onde, em 1785, foi construída a Igreja Matriz, originando assim o povoado; dizem que o filho do Capitão, Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, título este concedido por D. Pedro II, foi sepultado debaixo do altar da igreja.

Moradores da cidade fizeram um filme que conta a história

A igreja, construída em estilo barroco, abriga em sua nave principal a pintura do mestre Joaquim José da Natividade, altares em estilo rococó e várias imagens de madeira do século XVIII.

Pinturas no Interior da Igreja Matriz de São Thomé

A origem do nome da cidade deve-se à aparição do santo e às inscrições rupestres encontradas na entrada da gruta que não se sabe terem sido feitas pelos índios cataguases antigos moradores da região ou se são palavras deixadas pelo santo.

Misterioso não é?

Casarões de Pedra São Tomé

As construções que caracterizam a cidade (Arquitetura de São Thomé das Letras), dezenas delas foram feitas com as próprias pedras extraídas no local, cuidadosamente cortadas e empilhadas uma a uma, sem qualquer tipo de argamassa, oferecem segurança e firmeza, como as construções do século XVIII.

Casarões de Pedra São Tomé

Com base na economia local, que é 60% oriunda da extração de pedras de quartzito (o que é a pedra são thomé), usadas no revestimento de casas, passeios, piscinas, e hoje exportadas para vários países da Europa, a cidade ficou conhecida como “cidade de pedra”.

Vista Aérea da Extração de Pedras São Thomé

As lendas, histórias e preceitos iniciáticos formam um clima esotérico na cidade, tornando-a conhecida como a Cidade das Estrelas do Brasil para o mundo. Acredita-se que São Thomé das Letras seja uma das Sete Cidades Sagradas do Sistema Geográfico Sul Mineiro, ligadas ao Governo Oculto do Mundo (GOM) e a Constelação de Órion, segundo as sociedades teosóficas, mas a vida dos seus moradores é bem simples, típica do interior de Minas.

Sistema Geográfico Sul Mineiro - Eubiose de JHSO mapa das sete cidades sagradas comparados com a constelação de órion, segundo JHS.

Borá conhecer o Sobradinho

Visão Aérea do Bairro Sobradinho em São Thomé das LetrasVisão Aérea do Bairro Sobradinho em São Thomé das Letras MG

O bairro do Sobradinho está localizado a 15 km do centro de São Thomé das Letras e é um passeio obrigatório para os turistas que visitam a cidade porque entre os vários atrativos da região, destaca-se a Gruta do Sobradinho e a Cachoeira da Gruta. Imagine percorrer uma gruta e sair numa cachoeira? É assim.

Programa Caçadores de Aventuras em São Thomé das Letras

No vídeo abaixo, o Roque Malizia do programa Caçadores de Aventuras, transmitido pela Rede TV, adentrou a gruta e vale a pena conferir porque as imagens são impressionantes.

Ainda nos arredores, existe a Gruta do Índio, o Poço das Esmeraldas, a Cachoeira da Chuva, a Gruta do Labirinto e o Pico do Gavião com formações rochosas magníficas.

Gruta do Sobradinho em São Thomé das Letras MGGruta do Sobradinho em São Thomé das Letras MG

Mapa saindo do centro da cidade

A Gruta do Sobradinho

Sem sombra de dúvida, a Gruta do Sobradinho é considerada uma das mais bonitas e conta com 150 metros de extensão, ao final, uma pequena cascata e poço com águas limpas é um presente para aqueles que fizeram a prazerosa e tranquila caminhada.

Saída da Gruta do Sobradinho em São Thomé das Letras

Minha dica é passar o dia inteiro no bairro, até porque o bairro do Sobradinho conta com uma infraestrutura capaz de atender os turistas. Atualmente tem pousadas, bares, lojas e restaurantes. Para conhecer os vários atrativos do bairro, vale a pena contratar um guia local.

São Thomé das Letras

Ainda de falar sobre a rota de mistérios, você precisa saber que a cidade conta com uma infra-estrutura capaz de receber bem o mais exigente turista e você pode chegar pela estação rodoviária, hoje existe um excelente centro de eventos capaz de abrigar quase 18 mil pessoas e um amplo salão para festas e convenções, pousadas para todas as classes, restaurantes, guias turísticos, lojas e muito mais.

Renato Teixeira no Placo em São Thomé das LetrasRenato Teixeira no Placo de São Thomé das Letras Durante Apresentações na Festa de Agosto

São Thomé das Letras é tudo de bom e belo e, ao longos dos últimos anos tornou-se uma cidade turística oficial, onde, no dia 7 de Março de 1996, recebeu o Selo de Potencial Turístico, concedido pela EMBRATUR, passando a integrar oficialmente o rol das principais cidades turísticas do Sul de Minas, pertencendo também ao maior projeto turístico já realizado em Minas Gerais, a Estrada Real.

Passeios turísticos com guias locais

Para aproveitar melhor seu tempo, na praça matriz e no bairro do Sobradinho é possível contratar serviços de passeios turísticos em seu próprio veículo ou, se preferir, é possível contratar também o serviço de passeios em jeep ou em vans, mas é quase impossível visitar todos os atrativos em um único final de semana.

Guias Turísticos de São Thomé das Letras CredenciadosGuias Turísticos de São Thomé das Letras Credenciados

Borá conhecer a rota de mistérios

A cidade de São Tomé das Letras possui muitos mistérios, lendas e lugares incríveis, como a Ladeira do Amendoim, famosa porque os carros ao invés de descerem a ladeira, eles simplesmente sobem.

Thaíde Programa A Liga na Ladeira do Amendoim em São Thomé das LetrasThaíde Programa A Liga na Ladeira do Amendoim em São Thomé das Letras

Os atrativos incluídos na rota de mistérios, começando da cidade, inclui a Toca Furada, a Cachoeira Vale das Borboletas, a Cachoeira da Garganta (local muito pouco visitado, mas seu acesso se faz subindo o fluxo de águas da cachoeira Vale das Borboletas, logo após passar pela cachoeira do paredão, chega-se a um local mágico), a Cachoeira São Thomé e a Ladeira do Amendoim, conforme mapa:

Mapa da Rota de Mistérios em São Thomé das Letras

Sobre a Gruta do Carimbado

Antigamente, a Gruta do Carimbado fazia parte da rota de mistérios, mas hoje não é mais possível explorar seu interior, porque o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais pediram a interdição da gruta e seu acesso está proibido definitivamente há muito anos.

Gruta do Carimbado São Thomé das Letras

A Gruta do Carimbado situa-se numa região que gera muitas histórias devido a sua energia. Tal gruta é parte de muitas das histórias e estórias contadas pelos moradores de São Thomé das Letras, entre elas a que é possível chegar ao Machu Picchu pela Gruta do Carimbado. Trata-se de um dos pontos mais populares entre os visitantes de São Thomé das Letras.

Rota São Thomé das Letras X Machu Picchu, 1861, Peru

Utilizando o Google Maps para traçar a rota, conforme apresentado acima, selecionamos a simulação do percurso a pé. Conforme pode ver, são 4.861 km, levando aproximadamente 1001 horas de caminhada, o que significa que seriam mais de 100 dias para chegar de um ponto ao outro.

Muitos moradores a veem como um Portal Dimensional, pois até mesmo uma equipe de televisão já adentrou o local com todos os equipamentos técnicos necessários e profissionais e não chegaram ao final desta gruta que, em poucos minutos deixa qualquer um sufocado de tanto calor.

Portal Dimensional São Thomé das Letras X Machu Picchu

SAIBA MAIS

Ovnis em São Thomé das Letras

As aparições de OVNIS em São Thomé das Letras, seres de outros planos e dimensões são constantemente relatadas por moradores, historiadores e pesquisadores da Ufologia. Para o historiador Luiz Noronha, que estuda o misticismo da região há várias décadas, as aparições tiveram início na década de 80. Em seu livro, São Thomé das Letras E o mundo subterrâneo, ele relata ter tido contato com extraterrestres, inclusive, tem documentado as aparições em fotos e vídeos.

Avistamento de OVNI no Cruzeiro de São Thomé das Letras

Místicos, esotéricos e ocultistas mantêm a crença que a cidade de São Thomé das Letras é um portal de comunicação com os mundos celestes e com os mundo subterrâneos. Consideram a cidade como um dos Sete chakras do planeta, havendo uma oitava cidade central que fica em São Lourenço MG.

Oitava Cidade - Templo da Eubiose - Sede em São Lourenço MG

Quem está à frente deste misterioso projeto espiritual é a Sociedade Brasileira de Eubiose, que mantém sede nas Setes cidades do Governo Oculto do Mundo (GOM). Outros grupos e estudiosos na região fazem uso das energias do local para tratamentos terapêuticos, através das chamadas Terapias Holísticas.

Equipe do Programa A Liga na TV Pirâmide

Há sete anos atrás a cidade recebeu a visita do programa A Liga, transmitido pela Rede Bandeirantes, onde o assunto de destaque foi “Fenômenos Inexplicáveis”. O criador do Portal São Thomé, Adi Barbosa, teve a honra de participar e foi co-criador do bloco na Pedra do Disco, onde, junto com o apresentador Thaíde e moradores da cidade, tiveram oportunidade de avistar OVNIS no céu noturno de São Thomé das Letras.

Vídeo editado apenas com a participação de moradores da cidade, incluindo o cantor Ventania e o historiador e ufologista Luiz Noronha.

Aventuras Radicais em São Thomé das Letras

A cidade é repleta de trilhas, cavernas, montanhas, cachoeiras e afins, nada mais normal do que você encontrar inúmeras atividades radicais ao ar livre na região. Se você gosta de aventuras, pode apostar nas escaladas, trekking, mountain bike, motocross, canionismo e até mesmo fazer rapel na Cachoeira de Antares, Cachoeira da Garganta e na Pedra da Bruxa. O serviço de rapel, entre outros, podem ser contratados por profissionais na cidade.

Rapel em São Thomé das Letras Esportes e Aventuras

Como Chegar em São Thomé das Letras

Como Chegar em São Thomé das Letras

Nos casos de SP e BH, vindo pela BR 381, a entrada para a estrada que liga Três Corações x São Thomé, é toda asfaltada. Vindo por Três Corações, acesso por estrada toda asfaltada, o branco prateado das pedras transformadas em alimento faz lembrar montanhas cobertas de neve. Vindo por Baependi MG, pelo Caminho Velho da Estrada Real, vislumbra-se o muro natural das pedras guardiãs, que faz lembrar a Cidade dos Incas.

Mapas de como chegar 

De São Paulo

BR-381 (Fernão Dias) até Três Corações. De lá, mais 35 km para São Tomé das Letras, trecho totalmente asfaltado.

Do Rio de Janeiro

BR-116 (Dutra) até Engº Passos. Depois até Cambuquira, seguindo então para Três Corações. De lá, mais 35 km para São Tomé das Letras, trecho totalmente asfaltado.

De Belo Horizonte

BR-381 (Fernão Dias) até Três Corações. De lá, mais 35 km para São Thomé das Letras, trecho totalmente asfaltado.

Rodoviárias e ônibus que atendem o trechoSAIBA MAIS

Onde Comer em São Thomé das Letras

São Thomé das Letras também é conhecida pela deliciosa culinária mineira, pratos feitos no fogão a lenha são facilmente encontrados nos diversos restaurantes da cidade e da zona rural. Além dos restaurantes, existem várias lanchonetes e pizzarias que oferecem refeições no local e serviços de entregas de marmitex e as deliciosas pizzas feitas na pedra.

Onde Comer em São Thomé das Letras

Baixe o eBook Portal São Thomé e tenha acesso aos endereços, telefones e vídeos institucionais dos restaurantes. Saiba também onde comprar artesanatos de São Thomé das Letras das melhores lojas da cidade.

Obras de Arte em São Thomé das Letras

Roteiros de São Thomé das Letras

Como deve ter visto, São Tomé das Letras se destaca pela beleza exótica de suas pedras, rica em cachoeiras, casarões antigos, mistérios, aparições, trilhas e montanhas. Enfim, a cidade oferece boas opções para o turista desfrutar de uma vida abundante, boa e bela. E, antes de indicar os 10 atrativos turísticos que você não deve deixar de visitar, vou passar o nome de todos os roteiros e os atrativos inseridos.

City Tour

– Igreja Matriz
– Gruta São Thomé
– Pirâmide
– Cruzeiro
– Pedra da bruxa
– Mirante
– Toca do Leão
– Igreja do Rosário

SAIBA MAIS

Rota de Cachoeiras I

– Cachoeira da Eubiose
– Cachoeira do Flávio
– Cachoeira Véu das Noivas
– Cachoeira Paraíso

SAIBA MAIS

Rota de Mistérios

– Vale das Borboletas
– Cachoeira São Tomé
– Ladeira do Amendoim
– Toca Furada

SAIBA MAIS

Rota do Sobradinho I

– Gruta Sobradinho
– Gruta do Labirinto
– Poço Verde
– Cachoeira da Lua

SAIBA MAIS

Rota do Sobradinho II

– Pico do Gavião
– Shangrilá

SAIBA MAIS

Rota de Cachoeiras II

– Cachoeira Antares
– Piscina Antares
– Cachoeira Véu de Noiva
– Cachoeira Paraíso

SAIBA MAIS

10 atrativos inesquecíveis de São Thomé das Letras

Agora tenho a honra de apresentar os 10 atrativos turísticos que você não deve deixar de visitar em sua primeira viagem a São Thomé das Letras. A indicação dos atrativos é feita com base na opinião de milhares de turistas e na minha opinião e experiências pessoais. Os Pontos Turísticos inesquecíveis de São Thomé são:

Na cidade, você não pode deixar de visitar a Gruta de São Thomé, no Parque Municipal Antônio Rosa, o destaque vai para a Pirâmide e a Pedra da Bruxa, entre as cachoeiras do roteiro, destacam-se as cachoeiras Paraíso e Véu de Noiva, na rota de mistérios, a Cachoeira Vale das Borboletas e a Ladeira do Amendoim, no bairro do Sobradinho, o destaque vai para a Gruta do Sobradinho e a Gruta do Labirinto

Onde ficar em São Thomé das Letras

Agora que você já conhece o potencial turístico da cidade, você deve estar querendo saber onde ficar hospedado, não é? Nós do Portal São Thomé mantemos parcerias com empresários do setor de hospedagem e chamamos sua atenção para ficar hospedados nas pousadas parceiras. Uma das grandes vantagens é que nossos parceiros oferecem atendimento online imediato. Peça uma cotação de preços agora mesmo. Acessar Pousadas em sao thomé das letras

Planejamento de Viagem

Ebook Portal São ThoméO Portal São Thomé preparou algo ainda mais especial que a postagem – O que fazer em São Thomé – Elaboramos o eBook Portal São Thomé. Ideal para todos os turistas, agências de turismo e organizadores de excursões que gostam de fazer um planejamento de viagem completo. No download, está disponível uma planilha para você inserir todos os gastos da sua viagem. Além disso, você pode planejar quais atrativos pretende visitar, em que época visitar, conhecer lojas, restaurantes e ainda descobrir como ver publicado sua experiência de viagem aqui no Portal São Thomé. Tudo feito com muito carinho, respeito e admiração pelo Turista Consciente que visita nossa cidade.

Por último,

São Tomé das Letras se destaca pela beleza exótica de suas pedras, rica em cachoeiras, casarões antigos, mistérios, aparições, trilhas e montanhas. Enfim, a cidade oferece boas opções para o turista desfrutar de uma vida abundante, boa e bela. Gostou sobre o que fazer em São Thomé das Letras?

Compartilhe o Portal São Thomé

Ei!? Copie o link abaixo e passe via whatsAPP para pelo menos três contatos. Isso nos ajuda muito e, sem dúvida, eles vão amar conhecer a magnífica cidade que fica no alto de uma Montanha Sagrada, gratidão!

https://saothomedasletras.net/o-que-fazer-em-sao-thome-das-letras/

Resuminho

Traga sua Família para São Thomé das LetrasTraga sua Família para São Thomé das Letras e Viva o Bem-estar

São Thomé das Letras fica no alto de uma montanha que oferece visão para os intensos vales verdes, além disso, oferece roteiros de mistérios e aventuras, destacando os atrativos da cidade, a Gruta São Thomé deu origem ao nome da cidade, já o Parque Municipal Antônio Rosa, mantém os pontos turísticos mais visitados, destacando-se a Pirâmide, o Cruzeiro e a Pedra da Bruxa. A cidade é considerada uma das setes cidades sagradas por místicos e esotéricos e sua energia poderosa atrai visitantes de outras dimensões, incluindo OVNIS. A cidade também é conhecida mundialmente pela exploração do quartzito e, por este motivo, é conhecida também como “cidade das pedras”, já que casarões e igrejas foram construídos a partir das Pedras São Thomé. São Thomé das Letras é tudo de bom e belo porque a comunidade vive em paz e hoje a cidade faz parte de um dos roteiros turísticos mais importantes do Estado de Minas Gerais, a Estrada Real. Se você gosta de montanhas, cachoeiras, grutas, lendas, mistérios, galera alternativa, São Thomé das Letras tem tudo isso e muito mais. É ver para crer. Baixe o eBook Portal São Thomé e programe sua viagem em grande estilo.

Att.

Adi Barbosa
Portal São Thomé – “Vem ver como está bonito em São Thomé”