São Thomé das Letras Cachoeiras

São Thomé das Letras Cachoeiras. São Thomé das Letras é uma cidade do sul de Minas Gerais situada a 1.440 metros de altitude, na região da Serra da Mantiqueira. Além do misticismo predominante, grutas, lendas, mistérios e o maravilhoso Parque Municipal Antônio Rosa, São Thomé das Letras oferece 12 cachoeiras incríveis para você se banhar em vitalidade, energia e poder.

Quantas cachoeiras tem em São Thomé das Letras?

São Thomé das Letras Cachoeiras

Em São Thomé das Letras existem 12 cachoeiras incríveis. Nesta publicação vou apresentar cada uma delas em ordem alfabética. Além da descrição de cada uma, inclui fotos das cachoeiras, o percurso, tempo estimado de chegada, referência via GPS e os mapas com rotas partindo do centro da cidade.

São Thomé das Letras Cachoeiras 12 Cachoeiras de São Thomé MGSão Thomé das Letras MG e suas 12 Cachoeiras de Vitalidade, Energia e Poder.

1. Cachoeira antares

A Cachoeira Antares, também conhecida com o nome de Cachoeira da Conquista, fica a 16 km em um desvio da estrada que leva para Conceição do Rio Verde, em estrada de terra, entre espessos arvoredos. Ideal para a prática de cachoeirismo e rapel.

Cachoeira Antares em São Thomé das Letras MGA Cachoeira Antares da Cidade de São Thomé das Letras tem 20m de Altura.

Trata-se de uma cachoeira de médio acesso e os candidatos a explorá-la terão que descer por um barranco íngreme. Com uma queda d´água de 20m de altura, forma um poço de 10m de comprimento por 15m de largura. Sua profundidade é de 2m. É proveniente do encontro de nascentes da região da Conquista.

Cachoeira Antares Prática de Rapel em São Thomé das Letras MGPrática de Rapel na Cachoeira Antares em São Thomé das Letras.

Da praça Barão de Alfenas até a Cachoeira Antares

Percurso: 14,2 km
Tempo: 35 min.
GPS: -45.0203771!2d-21.7907044

2. Cachoeira da chuva

A Cachoeira da Chuva fica a 2km do arraial do Sobradinho e oferece quedas d’água em forma de chuva, desembocando nas corredeiras, que seguem até o Rio Lavarejo no Bairro de Sobradinho. Trata-se de uma bela cachoeira, localizada em mata fechada, o que permite uma caminhada aproximadamente de 15 a 20 minutos em trilha ecológica.

Cachoeira da Chuva em Luminárias MG

Com uma altitude de 1.259m, sua localização encontra-se no Pico do Gavião e percorre 1,5 km. Para chegar ao local contate um guia da região porque o acesso ainda não é bem sinalizado.

Cachoeira da Chuva em Luminárias MG

É possível percorrer por trilhas em meio a mata nativa, como também por meio de um campo aberto, podendo avistar macacos Sauá e Mico Estrela. Apresenta risco de pedras soltas na queda da cascata. Evite subir pelas pedras molhadas e nem ouse tentar escalar a cachoeira sem equipamento adequado porque é muito escorregadio.

Da praça Barão de Alfenas até a Cachoeira da Chuva

Percurso: 19,1 km
Tempo: 46 min.
GPS: -21.683859,-44.9767677

3. Cachoeira eubiose

A Cachoeira Eubiose está localizada na zona rural do município de São Thomé das Letras. Possui 15m de queda e segue o percurso do Ribeirão Cantagalo. Conhecida por sua beleza natural, suas águas oferecem vitalidade, energia e poder. É conhecida também como Cachoeira da Eubiose porque ela situa-se numa região que pertence à Sociedade Brasileira de Eubiose, sociedade fundada pelo professor Henrique José de Souza (JHS) em 1924.

Cachoeira Eubiose São Thomé das Letras MG

A Cachoeira Eubiose é considerada um ponto turístico importante do Sistema Geográfico Sul Mineiro. É visitada por turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo. A cachoeira é de fácil acesso e é a mais próxima da cidade. Fica a 3.8 km da praça Barão de Alfenas, numa região privilegiada pela vegetação. Sua relevância está associada à grande contribuição turística, cultural e econômica para o município.

Cachoeira Eubiose São Thomé das Letras MG

Eubiose é uma filosofia que visa a harmonização do ser humano com o Divino. É uma antiga Arte de bem-viver com a Ciência da vida. Ciência que permite ao homem harmonizar-se com as leis universais, a fim de que ele venha compor a fração consciente da civilização futura, precursora do Novo Ciclo: a Era de Aquárius.

Cachoeira Eubiose São Thomé das Letras MG

A Cachoeira Eubiose, com águas cristalinas, agrada tanto as crianças, como jovens e adultos. Seguindo o curso das águas é possível encontrar várias quedas, entre elas, as corredeiras conhecidas como: Pocinhos, Suíça e Paraíso.

Da praça Barão de Alfenas até a Cachoeira Eubiose

Percurso: 3,8 km
Tempo: 12 min.
GPS: -21.7221658,-44.9800025

4. Cachoeira garganta do diabo

Cachoeira Garganta do Diabo São Thomé das Letras MG

A Cachoeira Garganta do Diabo tem fácil acesso pela trilha do Vale das Borboletas. Fica acima da Cachoeira do Paredão. Trata-se de um local que exige esforço físico, até porque são encontrados alguns obstáculos criados pela natureza, incluindo trechos escorregadios. Nossa sugestão é que procure um guia turístico que conheça bem o local.

Cachoeira Garganta do Diabo Paredão São Thomé das Letras MG

Da praça Barão de Alfenas até a Cachoeira Garganta do Diabo

Percurso: 2,2 km
Tempo: 9 min.
GPS: -21.7242862,-44.99594

5. Cachoeira da gruta

A Cachoeira da Gruta está localizada no bairro do Sobradinho, zona rural de São Thomé das Letras, há 15,8 km da praça Barão de Alfenas, centro da cidade. Depois de percorrer o interior de Gruta do Sobradinho, vem a refrescante surpresa! Um poço com águas cristalinas para nadar, dar saltos e até mergulhar.

Cachoeira da Gruta Sobradinho

Realmente é um lugar incrível! A Cachoeira da Gruta possui queda de 6m por entre corredeiras, com poço de 3m de largura por 6m de comprimento, com profundidade de 1,5m. Ainda possui 4 poços que permitem banhos e contemplação.

Da praça Barão de Alfenas até a Gruta do Sobradinho

Percurso: 15,8 km
Tempo: 37 min.
GPS: -21.6897534,-44.9745465

6. Cachoeira da lua

A Cachoeira da Lua está localizada na zona rural da cidade de São Thomé das Letras, numa região conhecida como Cantagalo, situada a 7 km da praça Barão de Alfenas, em estrada de terra sentido bairro do Sobradinho. Ela recebeu este nome porque durante a fase de lua cheia o local fica encantado.

Cachoeira da Lua São Thomé das Letras MG

Há também a possibilidade de realizar saltos e muita diversão com a corda. Na entrada da cachoeira existe o Restaurante da Lua, que é um ponto de referência e aos turistas que vão aproveitar a cachoeira.

Para a região, a cachoeira é um bem natural muito importante, sua relevância está associada à grande contribuição turística, cultural e econômica para o município. Os turistas que visitam a cachoeira se hospedam em casas, pousadas e camping da região, aquecendo assim a economia local.

Cachoeira da Lua São Thomé das Letras MG

A Cachoeira da Lua é muito bonita e é considerada uma das mais charmosas da região, conjuga beleza, tranquilidade, cenário único e encantador, mas cuidado, seu poço é fundo e o risco de se afogar é muito grande. Fique sempre atento com as crianças.

No decorrer da trilha de acesso a Cachoeira há exposição e venda do artesanato da região da Lua, como é conhecido. Vale a pena comprar uma lembrancinha.

Da praça Barão de Alfenas até a Cachoeira da Lua

Percurso: 7 km
Tempo: 19 min.
GPS: -21.7138093,-44.9799279

7. Cachoeira do Flávio

A Cachoeira do Flávio está localizada na zona rural do município de São Thomé das Letras e não oferece poço fundo para mergulhos. Trata-se de uma excelente cachoeira para se banhar, oferecendo momentos relaxantes através de uma ducha perfeita que mais parece uma hidromassagem natural. O bem-estar é garantido e o local é bem agradável.

Cachoeira do Flávio São Thomé das Letras MG

A Cachoeira do Flávio está situada a 6km da cidade, na estrada que vai para Baependi. É conhecida por sua beleza natural, quedas d’água refrescantes e uma paisagem bem preservada. Ideal para ducha e hidromassagem natural. Ajuda a combater o estresse. É possível estacionar o veículo em frente a cachoeira. Atualmente existe uma trilha, caminho com degraus aproveitando o terreno natural.

Para a região, a cachoeira é um bem natural muito importante, sua relevância está associada à grande contribuição turística, cultural e econômica para o município. Muitos turistas que visitam a cachoeira preferem se hospedar em casas, chalés, pousadas e camping da região, aquecendo a economia local aumentando o poder de compra de quem mora na zona rural.

Cachoeira do Flávio São Thomé das Letras MG

Da praça Barão de Alfenas até a Cachoeira do Flávio

Percurso: 6 km
Tempo: 16 min.
GPS: -21.7311478,-44.9914086

8. Cachoeira paraiso

A Cachoeira Paraíso tem origem do mesmo rio que forma a Cachoeira Véu de Noiva. Ela está situada a 6,3 km da praça Barão de Alfenas, em estrada de terra que vai em direção ao município de Baependi, MG.

Cachoeira Paraiso São Thomé das Letras MG

Conhecida por sua beleza natural, com quedas d’água de 2m de altura, formando um poço de 20m de largura e 15m de comprimento, com profundidade de 2 a 3 metros, possui paisagem preservada, é um bem natural muito importante e sua relevância está associada à grande contribuição turística, cultural e econômica para o município.

É possível acessá-la trilhando um caminho belo e arborizado, podendo encontrar várias borboletas azuis. É um local ideal para pessoas que querem pegar um bom bronzeado, até porque nesta cachoeira possui uma pequena praia de areia branca. A natureza em volta proporciona momentos de bem-estar para todas as idades.

Cachoeira Paraíso São Thomé das Letras MG

O acesso à cachoeira é facilitado pelas intervenções feitas no ambiente, atualmente existe uma trilha com degraus aproveitando os troncos de árvores e corrimões de bambu, e com uma edificação na entrada que nos dias mais movimentados funciona como ponto de apoio ao turista.

Cachoeira Paraíso São Thomé das Letras MG

Da praça Barão de Alfenas até a Cachoeira Paraíso

Percurso: 8,6 km
Tempo: 22 min.
GPS: -21.7397593,-44.9929081

9. Cachoeira são thomé

A Cachoeira São Thomé está localizada próxima da cachoeira Vale das Borboletas. Trata-se de uma Corredeira que segue pelo Rio do Peixe, com queda d’água de 1,0m, caracterizando-se como Cachoeira. É um local bem tranquilo, pouco visitado e oferece muita natureza ao seu redor.

Cachoeira São Thomé

Seguindo o curso do rio existem vários paredões. Ideal para pessoas de todas as idades. Famílias se reúnem no local para fazer churrasco e brincar com os filhos. O local oferece uma enorme piscina natural, sendo ideal para nado e mergulho.

Da praça Barão de Alfenas até a Cachoeira São Thomé

Percurso: 6,3 km
Tempo: 17 min.
GPS: -21.7300797,-45.0185688

10. Cachoeira shangri-lá

Cachoeira Shangri-lá São Thomé das Letras MG

A Cachoeira Shangri-lá é conhecida também como Vale do Maytréia (nome dado ao Avatar do novo milênio). Lugar belíssimo, onde um córrego de águas límpidas, proveniente do alto da serra do Pico do Gavião, desliza sobre pedras de quartzo rosa, formando vários e pequenos poços ideais para banho.

Sua corredeira percorre por aproximadamente 1 km e é formada por diversos saltos e poços, margeada por flores e vegetação silvestres. No local encontram-se pinturas rupestres semelhantes às encontradas na Gruta de São Tomé. No local encontra-se também uma pequena gruta que recebe água de uma pequena cachoeira, sendo um dos locais mais bonitos.

Da praça Barão de Alfenas até a Cachoeira Shangri-lá

Percurso: 18,3 km
Tempo: 44 min.
GPS: -21.6799629,-44.9980536

11. Cachoeira vale das borboletas

A Cachoeira Vale das Borboletas ou Vale das Borboletas possui duas quedas d’água e mantém uma pequena toca cheia de samambaias em volta. O local está rodeado pela natureza. Em determinadas épocas do ano o local fica cheio de borboletas alaranjadas. Ideal para tomar uma ducha e aproveitar o sol.

Cachoeira Vale das Borboletas São Thomé das Letras MG

O Vale das Borboletas está localizado no pé da Serra de São Tomé, de quem chega do município de Três Corações, MG. É um córrego proveniente do Ribeirão Passa Quatro que forma duas lindas quedas d’água.

Cachoeira Vale das Borboletas São Thomé das Letras MG

As duas d’água possuem de 5 a 6 metros de altura, com um poço de aproximadamente 10m2 de diâmetro, diversos poços se formam entre as pedras, de acordo com o volume de água.

Cachoeira Vale das Borboletas São Thomé das Letras MG

Localiza-se num vale cercado por uma mata verde e radiante, cheia de coloridas flores e borboletas. Seguindo o curso da água, encontrará uma piscina natural, de águas cristalinas, conhecida como Poço dos Gnomos. Subindo e seguindo o fluxo das águas, encontrará a Cachoeira do Paredão e a Cachoeira Garganta do Diabo.

Borboletas Acasalando no Vale das Borboletas

Da praça Barão de Alfenas até a Cachoeira Vale das Borboletas

Percurso: 3,2 km
Tempo: 9 min.
GPS: -21.7222589,-45.0046656

12. Cachoeira véu de noiva

A Cachoeira Véu de Noiva é uma das cachoeiras mais visitadas de São Thomé das Letras. Trata-se de uma bela cachoeira com quedas de aproximadamente 25m de altura, permitindo saltos de várias alturas. É a cachoeira mais alta da cidade e com o maior volume de água. Ela forma um poço com 3,5m de profundidade, tendo 15m de largura e 25m de comprimento, ideal para nadar e mergulhar.

Cachoeira Véu de Noiva São Thomé das Letras MG

Com trilhas que seguem ao lado do Ribeirão Cantagalo, logo abaixo a Cachoeira do Paraíso forma uma piscina natural e uma prainha fluvial. Minha sugestão é que o turista visite primeiro a Cachoeira Paraíso e depois pegue a trilha para a Cachoeira Véu de Noiva. Paisagem muito bonita devido ao percurso de água que corre por entre as pedras. Permite a prática de cachoeirismo, rapel e tirolesa. É a mais visitada.

Turista Fotografando a Cachoeira Véu de Noiva São Thomé das Letras MG

Da praça Barão de Alfenas até a Cachoeira Véu de Noiva

Percurso: 8,4 km
Tempo: 22 min.
GPS: -21.7388478,-44.9929081

Importante Saber

FAQ – Perguntas e Respostas sobre São Thomé das Letras.

Fontes pesquisadas:

IPAC – São Thomé das Letras.
Acervo Turístico GOV MG.
Portal São Thomé: www.saothomedasletras.net
KAYAPÓ, Ricardo. De Letras em Letras. 1ª Ed. São Thomé das Letras: Caminhos de Minas, 2005.
Tomé Cardoso – Presidente do Comtur Gestão 2009/2010
Adilson Barbosa – Vice-Presidente do Comtur Gestão 2009/2010
Departamento de Tributos – Davison Junior Fonseca
Departamento de Meio Ambiente e Mineração, por Erich Ricardo Sattelmayer
Detur – Departamento de turismo, por Evaldo dos Reis Pompeu
Adriana Martins da Silva – Membro da Eubiose
COMTUR – Conselho Municipal de Turismo Gestão 2009/2011 – Adriana Martins da Silva (Membro Eubiose)
Agência de Receptivo Local Ritmo Natural – André Barata
Fabiano dos Santos Lopes – Condutor de Turismo
Luciene Ferreira Rezende Flauzino – Esposa do Proprietário
Gê – Proprietário Gruta do Sobradinho

RELATÓRIO TÉCNICO n° 0001/2009 – ERLvs.
REFERÊNCIA: Proc. IBAMA n°02015. 011981/2007-61
INTERESSADO: Coordenadoria das Promotorias de Defesa do Patrimônio Histórico Cultural e Turístico de Minas Gerais
ASSUNTO: Danos ou ameaças aos Bens Culturais decorrentes de atividade minerária
MUNICIPIO: São Thomé das Letras/MG
DATA DE VISTORIA: 09-11/06/08 E 25-26/11/2008

CONTE-NOS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS NA CIDADE

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui