Sobradinho São Thomé das Letras MG

Sobradinho São Thomé das Letras

O Sobradinho é um bairro localizado na zona rural do município de São Thomé das Letras. Boa parte dos atrativos da cidade estão localizados numa região entre as montanhas. No centro está localizada a Igreja Nossa Senhora da Guia, que é a padroeira do bairro. Com grutas, corredeiras, riachos, piscinas naturais, poços e paisagens, vale a pena dedicar um dia inteiro à sua viagem porque lá estão os melhores atrativos.

Visão Aérea do Bairro do Sobradinho em São Thomé das Letras

Visão Aérea do Bairro Sobradinho em São Thomé das Letras MG

No bairro do Sobradinho há muito o que fazer, como: visitar a Gruta do Índio, a Gruta do Sobradinho, a Gruta do Labirinto, a Gruta da Bruxa, a Cachoeira da Gruta, o Poço das Esmeraldas, a Cachoeira da Chuva e o Pico do Gavião.

Sobradinho São Thomé das Letras MG

Nesta publicação vou apresentar informações e fotos dos principais atrativos turísticos do bairro, o mapeamento dos pontos turísticos, como chegar, onde ficar, onde comer, quem contratar para os passeios e muito mais.

Mapa dos Principais Atrativos do Sobradinho

Gruta de Sobradinho

Sem dúvida, o atrativo mais visitado do bairro é a Gruta do Sobradinho. A Gruta do Sobradinho é uma formação arenítica, moldada pelo trabalho milenar da natureza, possui aproximadamente 100m de extensão, 6m de altura e 3 de largura, variando no seu interior, onde existem pequenos poços d’água, culminando numa bela corredeira com lindas piscinas naturais.

Gruta do Sobradinho em São Thomé das Letras MGA entrada da gruta do Sobradinho é enorme e seu interior é lindo.

Depois de percorrer o interior da mesma, vem a surpresa! Um poço com águas cristalinas para nadar, dar saltos e até mergulhar. Realmente é um lugar incrível.

Trata-se de um dos atrativos naturais, que estão em processo de análise e intervenção com base no relatório da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico e da Superintendência Estadual do IBAMA de Minas Gerais.

O local é um complexo turístico composto pelo Bar da Gruta, a Cachoeira da Gruta e pela Gruta Sobradinho, contendo um curso d’água proveniente de uma nascente a montante e, por outro curso de maior vazão próximo a gruta formando quedas d’água, poços e corredeiras fora da área de proteção da gruta (250m).

Cachoeira da Gruta

A Cachoeira da Gruta faz parte do complexo da Gruta do Sobradinho. Após percorrer o interior da gruta, vem a refrescante surpresa! Um poço com águas cristalinas para nadar, dar saltos e até mergulhar. Também é possível ter acesso somente a cachoeira da gruta. Para isso é preciso seguir a Rua Pedro Barbosa até o final.

Cachoeira da Gruta Sobradinho

A Cachoeira da Gruta possui queda de 6m por entre corredeiras, com poço de 3m de largura por 6m de comprimento, com profundidade de 1,5m. Ainda possui 4 poços que permitem banhos e contemplação.

Gruta do Índio

A Gruta do Índio é linda e muito pouco explorada pelos turistas. Ela está localizada próximo ao trevo de Cruzília. Para chegar a esta gruta recomenda-se o acompanhamento de um guia local. Ela possui diversos salões e, em época de chuvas, um lindo poço é formado, o que permite banhos e diversões junto à natureza.

Gruta do Índio Sobradinho

Próximo da gruta encontra-se um lindo poço com águas cristalinas, com profundidade acima de 2m. O lugar é totalmente tranquilo e muito pouco explorado pelos turistas porque não há sinalização no local. Para chegar até a Gruta do Índio e ao poço é preciso contratar um guia turístico do bairro.

Gruta do Índio Poço Verde Esmeralda Sobradinho

Gruta do Labirinto

A Gruta do Labirinto é bem legal. Ela está localizada próxima à Igreja Nossa Senhora da Guia, que fica no bairro do Sobradinho. Visitando a cidade de São Thomé das Letras, não deixe de conhecer a Gruta do Labirinto, porque ela mantém oito entradas que se interligam. Cada entrada leva a um lugar diferente mas, é quase impossível se perder lá dentro. O difícil mesmo é encontrar a gruta, por isso, recomenda-se o acompanhamento de um guia do bairro.

Gruta do Labirinto Sobradinho São Thomé das Letras

Poço das Esmeraldas

O Poço das Esmeraldas fica próximo da Gruta do Labirinto, no bairro do Sobradinho, zona rural de São Thomé das Letras, há 18,3 km da praça Barão de Alfenas. Um poço, onde antes se encontrava um banco de pedras, que por causa da perfuração para atividade de extração, atingiu o lençol freático, transformando-se em um poço de água verde e cristalina.

Poço das Esmeraldas Sobradinho São Thomé das Letras

Trata-se de uma piscina “natural” formada através de águas que minam do fundo de um antigo local de extração de pedras. É claro que não é um lugar turístico e muito longe de ser uma vista agradável. É considerado um pico para quem quer curtir a paz, longe das pessoas, mas realmente não há nada de especial neste “atrativo”, mas há quem goste.

Poço das Esmeraldas Sobradinho

Cachoeira da Chuva

A Cachoeira da Chuva fica a 2km do arraial do Sobradinho e oferece quedas d’água em forma de chuva, desembocando nas corredeiras, que seguem até o Rio Lavarejo. Trata-se de uma bela cachoeira, localizada em mata fechada, o que permite uma caminhada aproximadamente de 15 a 20 minutos em trilha ecológica.

Cachoeira da Chuva em Luminárias MG

Com uma altitude de 1.259m, sua localização encontra-se no Pico do Gavião e percorre 1,5 km. Para chegar ao local contate um guia da região porque o acesso ainda não é bem sinalizado.

Cachoeira da Chuva em Luminárias MG

É possível percorrer por trilhas em meio a mata nativa, como também por meio de um campo aberto, podendo avistar macacos Sauá e Mico Estrela. Apresenta risco de pedras soltas na queda da cascata. Evite subir pelas pedras molhadas e nem ouse tentar escalar a cachoeira sem equipamento adequado porque é muito escorregadio.

Pico do Gavião

O Pico do Gavião está localizado no Bairro do Sobradinho e faz parte do circuito turísticos da região. Ele está no alto de uma montanha com aproximadamente 1.500 m de altitude, acima do nível do mar. O visual do lugar é incrível porque permite uma visão de 360 graus.

Pico do Gavião Sobradinho São Thomé das Letras

No local é possível encontrar várias formações rochosas que lembram diversos animais da natureza, incluindo macaco, girafa e a famosa formação rochosa do gavião.

Gruta da Bruxa

A Gruta da Bruxa localiza-se a 6 km do povoado de Sobradinho. Ir até esta gruta é desfrutar de um caminho de aventuras, até porque é possível descer com ajuda de cordas e explorar seus belos salões. Foi nesta gruta que a Rede Manchete filmou o seriado “Filhos do Sol”. Os desenhos nelas encontrados foram feitos somente para a filmagem.

Tradicional Festa do Sobradinho

Para quem gosta de apresentações musicais, DJ e rodeio com montarias, durante o mês de Maio de cada ano, conforme programação da Prefeitura Municipal, acontece a tradicional Festa do Sobradinho. O evento é uma iniciativa da Prefeitura e do Departamento Municipal de Cultura e Turismo “DECULP”. O evento é instalado na praça central, atrás da Igreja Nossa Senhora da Guia.

Tradicional Festa do Sobradinho

Normalmente, os eventos realizados no bairro contam com apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros de Três Corações e Equipe de Saúde de São Tomé das Letras. Ver Eventos.

Como Chegar?

Se você estiver vindo das capitais de São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte, acesse a publicação completa com mapas, rodovias e as companhias de ônibus que atendem o trecho.

Em veículo próprio

Saindo do Centro de São Thomé das Letras. Apesar da pouca distância, o trecho não é asfaltado e isso significa que pode demorar no mínimo 30 minutos. Quem escolher vir em veículo próprio, deve seguir a estrada que leva a Cruzilia até o Bar do Jhonny. Na esquina do Bar do Jhonny é só virar à esquerda e seguir direto até Sobradinho.

Da praça Barão de Alfenas até a Igreja Nossa Senhora da Guia

Percurso: 15,6 km
Tempo: 36 min.
GPS: -21.6867129,-44.9766625

Em Ônibus de Excursão

Quem oferece serviços de passeios na cidade é a empresa Trans-Pororoca-Tur – Transporte turístico em São Tomé das Letras. O ônibus fica estacionado na Praça do Rosário, 545 – São Thomé das Letras, MG, de Seg a Sex: 8:00 – 17:00 e aos Sábados: 8:00 – 12:00.

Trans-Pororoca-Tur São Thomé das Letras

O Trans-Pororoca-Tur oferece roteiros de Grutas e Cachoeiras (Sobradinho) e só Cachoeiras. O preço por passageiro gira em torno de R$ 50,00. Não incluí refeições e nem o preço da entrada nos atrativos. Parada média de uma hora em cada atrativo.

Trans-Pororoca-Tur Passeios no Sobradinho

A Cachoeira da Lua

No caminho para o bairro do Sobradinho os turistas passam em frente a Cachoeira da Lua. Vale a pena dar uma paradinha, mas se o seu interesse é curtir os atrativos do bairro, não perca tempo! Borá para o Sobradinho porque há muito o que fazer e aproveitar por lá. Quem sabe, se sobrar um tempinho, na volta para a cidade você dá uma paradinha nesta cachoeira.

Cachoeira da Lua São Thomé das Letras MG

Comente ….

CONTE-NOS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS NA CIDADE

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui