Grutas de São Thomé das Letras

Você já ouviu falar da famosa Gruta do Carimbado, onde moradores, historiadores, místicos e esotéricos afirmam que é possível chegar a Machu Picchu? E o que dizer da Ladeira do Amendoim que fica ao lado da gruta, onde os veículos desafiam as leis da física? Você sabia que a Gruta de São Thomé deu origem ao nome da cidade devido a uma misteriosa aparição? Em São Thomé das Letras, cidade localizada no Sul de Minas Gerais, situada a 1.440 metros de altitude, tem 7 magníficas grutas, aparições de OVNIS, lendas e mistérios.

Quantas Grutas existem em São Thomé das Letras?

Grutas São Thomé das Letras

Em São Thomé das Letras existem 7 magníficas Grutas. Nesta publicação vou apresentar cada uma delas. Além da descrição de cada uma, inclui fotos das grutas, o percurso, tempo estimado de chegada, referência via GPS e os mapas com rotas partindo do centro da cidade.

Borá conhecer as 7 Grutas de São Thomé das Letras

1. Gruta de São Thomé

A Gruta de São Thomé está localizada no centro da cidade, ao lado da Igreja Matriz de São Thomé das Letras. Considerando a existência de outras grutas na região, a Gruta São Thomé é uma gruta de pequeno porte, que na sua parte superior funciona como um mirante de onde é possível ter uma vista geral da cidade e da paisagem local.

Gruta de São Thomé das Letras

Na entrada lateral da gruta, em uma parede rochosa, encontram-se inscrições rupestres que, segundo o Departamento de Cultura e Turismo da cidade, deram origem ao nome da cidade. É uma gruta com acesso livre para todas as idades e fácil acesso e locomoção em seu interior.

Conta a lenda que, no final do século XVIII, um escravo da fazenda Campo Grande, conhecido como João Antão, cansado de ser maltratado por seu senhor, o Capitão João Francisco Junqueira, fugiu da fazenda e encontrou uma gruta, onde se refugiou e viveu por bastante tempo escondido, comendo frutos silvestres, raízes e peixes.

Certo dia, um dia, um senhor de roupas claras e traços finos apareceu ao escravo perguntando o motivo de sua permanência por tanto tempo naquela gruta. O escravo, então, contou-lhe sua história. O estranho homem escreveu um bilhete e o entregou ao escravo, instruindo-lhe que levasse ao seu senhor e prometendo-lhe que seria libertado.

Escravo João Antão e a Lenda de São Thomé

Ao ler o bilhete, o Capitão lhe ordenou que o levasse até a gruta, onde constatou a presença de uma pequena imagem identificada como sendo de São Thomé, apóstolo de Cristo, esculpida em madeira. João Francisco Junqueira, homem profundamente religioso, recolheu a estátua e a levou para casa. A estátua sumiu e reapareceu na gruta por várias vezes.

Acreditando ser um milagre, o Capitão mandou erguer uma capela no local, onde, em 1785, a capela foi substituída e construída a Igreja Matriz, originando assim o povoado. Dizem que o filho do Capitão, Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, título este concedido por D. Pedro II, foi sepultado debaixo do altar da igreja.

Hoje as três hipóteses mais aceitas são a da aparição de São Thomé ao escravo, deixando as pinturas como marca de sua visita, inscrições extraterrestres na gruta e pinturas rupestres dos índios Cataguases, os primeiros habitantes da serra, mas também já se falou em definições da própria natureza em contato com infiltrações, minerais e sol.

Moradores da cidade fizeram um filme que conta a históriaASSISTIR

Diz-se que São Thomé ficou sendo “das Letras” por causa dos desenhos rupestres feitos em vermelho que, ainda hoje, podem ser vistos na entrada da gruta.

Da praça Barão de Alfenas até a Gruta de São Thomé

Percurso: 220m
Tempo: 3 min.
GPS: -21.7225423,-44.9876362

City Tour Portal São Thomé

A Gruta de São Tomé faz parte do City Tour. Inicie seus passeios na cidade visitando o Centro Histórico e Igreja Matriz de São Thomé das Letras, siga em direção aos atrativos do Parque Municipal Antônio Rosa e termine os passeios visitando o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Capela de Nossa Senhora do Rosário, conforme apresentado no mapa abaixo:

City Tour Portal São Thomé

Explorar Maps

2. Gruta do Feijão

A Gruta do Feijão de São Thomé das Letras fica montanha a cima depois do campo de futebol. É um local pouco visitado, até porque a trilha para chegar a gruta é bem estreita e abaixo um penhasco, portanto, seu acesso é bem difícil, perigoso e o interior da gruta está cheio de lascas de Pedra são thomé pontiagudas e, em caso de um possível desmoronamento, pode ser fatal.

Gruta do Feijão São Thomé das Letras MG

Lendas afirmam que no passado, guardavam-se sacas de feijão em tal Gruta, e até hoje constatam avistar homens e leões guardando a entrada da Gruta do Feijão em São Thomé das Letras.

Da praça Barão de Alfenas até a Gruta do Feijão

Percurso: 1 km
Tempo: 13 min.
GPS: -21.72027,-44.9837931

3. Gruta do Sobradinho

A Gruta do Sobradinho é um dos lugares mais visitados em São Thomé das Letras. Ela fica no bairro do Sobradinho e compõe o complexo turístico formado pelo Bar da Gruta, a Cachoeira da Gruta e a Gruta do Sobradinho.

A Gruta do Sobradinho é uma formação arenítica, moldada pelo trabalho milenar da natureza, possui aproximadamente 100m de extensão, 6m de altura e 3 de largura, variando no seu interior, onde existem pequenos poços d’água, culminando numa bela corredeira com lindas piscinas naturais.

Gruta do Sobradinho em São Thomé das Letras MG
A entrada da gruta do Sobradinho é enorme e seu interior é lindo.

Depois de percorrer o interior da mesma, vem a surpresa! Um poço com águas cristalinas para nadar, dar saltos e até mergulhar. Realmente é um lugar incrível.

Trata-se de um dos atrativos naturais, que estão em processo de análise e intervenção com base no relatório da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico e da Superintendência Estadual do IBAMA de Minas Gerais.

O local é um complexo turístico composto pelo Bar da Gruta, a Cachoeira da Gruta e pela Gruta Sobradinho, contendo um curso d’água proveniente de uma nascente a montante e, por outro curso de maior vazão próximo a gruta formando quedas d’água, poços e corredeiras fora da área de proteção da gruta (250m).

Destaque para o Ninho de Pássaro no Interior da Gruta do Sobradinho

Há indicadores de degradação ambiental provocada pela atividade turística desordenada no local e sem autorização para a atividade, tais como, trilha de acesso aos atrativos da Gruta e da Cachoeira impactados, com largura excessiva e em processos erosivos avançados, com raízes expostas e deposição indevida de lixo.

A entrada da Gruta tem um declive acentuado, o que acelera processo erosivo em caso de uso intensivo no interior. Não foi detectado nenhum direito minerário abrangendo a Gruta e sua respectiva área de influência.

Da praça Barão de Alfenas até a Gruta do Sobradinho

Percurso: 15,8 km
Tempo: 37 min.
GPS: -21.6897424,-45.0097217

Programa de TV – Caçadores de Aventuras na Gruta do Sobradinho – ASSISTIR

4. Gruta do Labirinto

A Gruta do Labirinto é bem legal. Ela está localizada próxima à Igreja Nossa Senhora da Guia, que fica no bairro do Sobradinho. Visitando a cidade de São Thomé das Letras, não deixe de conhecer a Gruta do Labirinto, porque ela mantém oito entradas que se interligam. Cada entrada leva a um lugar diferente mas, é quase impossível se perder lá dentro. O difícil mesmo é encontrar a gruta, por isso, recomenda-se o acompanhamento de um guia do bairro.

Gruta do Labirinto Sobradinho São Thomé das Letras

Da praça Barão de Alfenas até a Gruta do Labirinto

Percurso: 17,8 km
Tempo: 41 min.
GPS: -21.6803698,-44.9720739

5. Gruta do Índio

A Gruta do Índio está localizada próximo ao trevo de Cruzília. Para chegar a esta gruta recomenda-se o acompanhamento de um guia local. Ela possui diversos salões e, em época de chuvas, um lindo poço é formado, o que permite banhos e diversões junto à natureza.

Gruta do Índio Sobradinho

Próximo da gruta encontra-se um lindo poço com águas cristalinas, com profundidade acima de 2m. O lugar é totalmente tranquilo e muito pouco explorado pelos turistas porque não há sinalização no local. Para chegar até a Gruta do Índio e ao poço é preciso contratar um guia turístico do bairro.

Gruta do Índio Poço Verde Esmeralda Sobradinho

Da praça Barão de Alfenas até a Gruta do Índio

Percurso: 13,4 km
Tempo: 32 min.
GPS: -21.6953079,-44.9783876

6. Gruta da Bruxa

A Gruta da Bruxa localiza-se a 6 km do povoado de Sobradinho. Ir até esta gruta é desfrutar de um caminho de aventuras, até porque é possível descer com ajuda de cordas e explorar seus belos salões. Foi nesta gruta que a Rede Manchete filmou o seriado “Filhos do Sol”. Os desenhos nelas encontrados foram feitos somente para a filmagem.

Da praça Barão de Alfenas até a Gruta da Bruxa

Percurso: 21,5 km
Tempo: 49 min.
GPS: -21.6669284,-45.0022283

7. Gruta do Carimbado

A Gruta do Carimbado situa-se a poucos metros da misteriosa Ladeira do Amendoim, mas sua visitação foi proibida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Tal gruta é parte de muitas das histórias e estórias contadas pelos moradores de São Thomé das Letras, entre elas a que é possível chegar ao Machu Picchu pela Gruta do Carimbado. Trata-se de um dos pontos mais populares entre os visitantes de São Thomé das Letras.

Moradores descrevem a gruta como um Portal Dimensional, já que ir caminhando da gruta até Machu Picchu seria praticamente impossível porque são aproximadamente 4.186 km de distância entre um ponto e outro, conforme apresentado no Mapa. Além disso, um grupo de guias de São Thomé adentraram à gruta e em poucos minutos todos saíram sufocados.

Gruta do Carimbado São Thomé das Letras

O acesso ao interior da Gruta do Carimbado foi bloqueado já faz alguns anos. A ordem veio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a liminar proíbe o acesso de turistas à Gruta do Carimbado, em São Tomé das Letras (MG), por tempo indeterminado.

Saiba mais

Da praça Barão de Alfenas até a Gruta do Carimbado

Percurso: 6,3 km
Tempo: 13 min.
GPS: -21.7127554,-45.0014357

Fontes Pesquisadas:

Portal São Thomé: www.saothomedasletras.net
Livro de Visitas do Receptivo Turístico Escravo João Antão – Abertura em 30/07/2009
Detur – Departamento de Turismo, por Evaldo dos Reis Pompeu
Inventário de Proteção do Acervo Cultural – IPAC – 2009 – EXERCÍCIO 2010
KAYAPÓ, Ricardo. De Letras em Letras. 1ª Ed. São Thomé das Letras: Caminhos de Minas, 2005.

RELATÓRIO TÉCNICO: n° 0001/2009 – ERL VS
REFERÊNCIA: Proc. IBAMA n°02015. 011981/2007-61
INTERESSADO: Coordenadoria das Promotorias de Defesa do Patrimônio Histórico Cultural e Turístico de Minas Gerais
ASSUNTO: Danos ou ameaças aos bens culturais decorrentes de atividades de minerárias
MUNICÍPIO: São Thomé das Letras/MG
DATA DE VISTORIA: 09-11/06/08 e 25-26/11/2008.

CONTE-NOS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS NA CIDADE

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui