Loteamento em São Thomé das Letras

Neste último dia (10), a Prefeitura Municipal de São Thomé das Letras, solicitou aos munícipes que, quem tiver informações sobre a venda irregular de lotes ou que conheça alguém que está sendo lesado pelas atividades, que encaminhem as informações aos Departamentos de Meio Ambiente e de Engenharia.

As vítimas também devem procurar a Delegacia, para orientações, construção e embasamento do Inquérito Policial, bem como para futuras ações de ressarcimento dos valores, aos que já fizeram a compra dos lotes irregulares.

A comercialização de terrenos e lotes irregulares é crime. Ao fazer aquisições neste tipo de empreendimento, é recomendado à população que procure se informar sobre a regularidade dos mesmos junto à Prefeitura.

O que fazer antes de comprar?

– Antes de comprar qualquer imóvel (lote/terreno/casa) seja na área urbana ou rural, o interessado deve solicitar ao vendedor (devidamente autorizado, de preferência um corretor de imóveis credenciado) os registros atualizados dos imóveis ou procurar a Prefeitura para verificar a regularidade do empreendimento, bem como do parcelamento do solo.

Cuidado com as vendas irregulares que estão ocorrendo via internet

A Prefeitura de São Thomé das Letras realiza ações para coibir a comercialização de lotes irregulares, bem como os parcelamentos irregulares. Após a constatação de vendas de lotes em parcelamentos ilegais, que estão sendo comercializados principalmente pela internet, a prefeitura intensificará a fiscalização para autuação e encaminhamento ao Ministério Público, e Polícia Ambiental, quando for o caso, para as devidas providências.

Quem procurar antes de comprar?

Os Departamentos Municipais (Meio Ambiente e Mineração e o de Engenharia) fazem um alerta para que antes de comprar qualquer área, o interessado procure a Prefeitura para verificar se o empreendimento/imóvel está regular e solicitar ao vendedor o registro ou a certidão atualizada do imóvel para verificar que o mesmo está livre de ônus.

É preciso ter aprovação da prefeitura para comercializar lotes

As responsáveis pelo Departamento de Engenharia e o Departamento de Meio Ambiente do município, comentam que o parcelamento de solo de maneira regular deve ser realizado em aprovação com a Prefeitura e demais órgãos competentes, atendendo as legislações federais, estaduais e municipais. Após a aprovação, o parcelamento tem que ser registrado no cartório imobiliário e a execução das obras se darão segundo a respectiva aprovação.

A consulta prévia garante mais segurança ao adquirir um terreno, já que ter o projeto de parcelamento aprovado na Prefeitura é um meio de garantir a propriedade com escritura registrada e serviços de infraestrutura básica, estando assim, liberados para construção e pleno uso.

Dúvidas?
Ligue: 35 3237-1223