Tradicional Festa de Agosto

Festa de Agosto em São Thomé das Letras virou tradição na cidade mística das estrelas. No entanto, Tudo indica que a origem da Festa de Agosto surgiu em meados do século XIX. Isto porque grande parte da comunidade local atribui a Festa de Agosto a um festejo em comemoração às colheitas, tanto que, a Igreja afirma que o apóstolo Thomé teria ensinado aos índios o preparo do terreno e atividade do plantio, daí o padroeiro das colheitas.

Na região do Sul de Minas, prepara-se o terreno para o plantio ao final do mês de agosto, principalmente do milho. Devido ao enorme fluxo de turistas a procissão deixou de acontecer, além disso, muitos valores religiosos foram esquecidos e a cada ano a festa que mantinha um espírito de oração passa a se tornar de âmbito cada vez mais popular, afinal, os próprios turistas ajudam a divulgar os eventos da cidade, principalmente, a Festa de Agosto.

Por outro lado, a cidade a cada ano está se preparando para abrigar mais turistas e hoje, a Festa de Agosto em São Thomé das Letras é a mais visitada do município, chegando a atrair uma média de 35.000 pessoas. Acontece todo terceiro domingo de agosto. Portanto, o que você precisa saber é que, na entrada do evento é arrecadado 1 kg de alimento que é revertido para associações comunitárias de São Thomé das Letras. Assim, todos ganham.

Turismo Consciente na Festa de Agosto em São Thomé das Letras

Não apenas durante as apresentações musicais da Tradicional Festa de Agosto em São Thomé das Letras, mas o turista consciente segue algumas regras simples que ajudam a proteger o meio ambiente. Abaixo, alguns princípios de mínimo impacto que todo Ecoturista deve seguir à risca, afinal, o turista deve estar consciente de:

O TURISTA CONSCIENTE

– Respeita a natureza acima de tudo;
– Caminha em trilhas demarcadas e nos locais de acampamento;
– Contrata um guia local para os passeios;
– Traz seu lixo de volta;
– Deixa as coisas que pertencem a natureza;
– Evita fazer fogueiras;
– Respeita os animais e as plantas;
– É cortês com outros visitantes e com a população local;
– Planeja sua viagem; e
– É responsável por sua segurança;

Tudo sobre a importância do Turismo Consciente em nossa cidade, mas o que é isso afinal?

Programação da Festa de Agosto em 2021

Caso dê tudo certo, se o GOV Federal resolver a questão da vacinação da população brasileira até lá, o Portal São Thomé será um dos primeiros a fazer a divulgação deste evento, afinal, estamos antenados com o que acontece na cidade, no entanto, para você ser um dos primeiros a receber as boas novas, recomendo Curtir nossa Fampage

No entanto, entretanto e portanto, Raul Seixas diria, Bom dia Sol!

Fontes pesquisadas:

– Detur – Departamento de Turismo, por Edvaldo Paulino Medeiros
– KAYAPÓ, Ricardo. De Letras em Letras. 1ª Ed. São Thomé das Letras: Caminhos de Minas, 2005.
– Origem da Festa de Agosto em São Thomé das Letras

Apoio: Pedras São Tomé