Ventania São Thomé das Letras

Ventania e a Questão Folclórica/Cultural de São Thomé das Letras. O município de São Thomé das Letras atrai anualmente milhares de visitantes e migrantes, no entanto, de todas as pessoas que passaram pelo município, temos na figura de Ventania a maior expressão do modo como as pessoas identificam a cidade: vida alternativa, música, liberdade e autenticidade, além disso, uma cidade mística cheia de lendas e mistérios.

Biografia Ventania Cantor São ThoméConsiderado o caso de migrante mais bem sucedido em São Thomé das Letras, Ventania que é natural de Ilha Comprida no estado de São Paulo, e depois de anos de estrada tocando suas músicas nos estados de Minas e São Paulo, mudou e fixou-se no município em 2000, ano em que gravou seu CD Só Para Loucos e tornou – se regionalmente e depois nacionalmente conhecido.

Ventania São Thomé das Letras MG

Conforme descrição de sua biografia na enciclopédia Wikipédia (2015): O trabalho de Ventania é completamente independente, não estando vinculado a nenhuma gravadora. Até mesmo a divulgação de seu trabalho é independente. Um exemplo disso foi a divulgação de suas músicas no sul de Minas Gerais, contando com a amizade e o apoio do pessoal da Rádio Universitária AM 1570 kHz.

Ventania com Turistas em São Thomé

E é justamente no meio do público jovem e universitário que Ventania mais faz sucesso. Seu traje (estilo) é simples, despojado, chapéu e chinelos de pneu. Costuma ir a pé fazer seus shows, além de compor, cantar e tocar, ele ainda é artesão.

Ventania com Turistas em São Thomé

O estilo das suas músicas é uma mistura de reggae com rock, essa mistura se chama “rock estroncho”, que segundo Ventania consiste em um rock sem “capricho”. O cantor é atualmente casado e tem dez filhos.

Participação do Ventania no Programa Agora é Tarde

Ele participou também do programa A Liga aqui na cidade.

Ventania com Turistas em São Thomé

Ventania também defende a bandeira da legalização da maconha, tanto em letras quanto pessoalmente, em entrevistas e shows. As letras de suas canções são inspiradas em temas bastante caros em relação ao movimento hippie, como, por exemplo, a liberdade, que lhe permite pôr o pé na estrada, sem rumo, transportando – se com os meios disponíveis. (WIKIPÉDIA, 2015, p.§).

Ventania com Turistas em São Thomé

Cantor de música do gênero alternativo, gravou em 2000 o álbum “Só para loucos”, como uma produção independente com venda e distribuição de “mão e mão”, atingindo a marca de 10 mil cds vendidos.

Ventania com Turistas em São Thomé

Ouvir músicas do álbum “Só para loucos”

Ventania com Turistas em São Thomé

Em suas composições podemos observar o modo de vida migrante, a liberdade, a valorização da natureza e dos comportamentos subversivos, temos como exemplo um trecho da canção “Cogumelos Azuis” do CD Só para Loucos (2000):

Cogumelos Azuis (Ventania)
Saí de caminhada
Pelas estradas,
Caminhando a pé
Pedindo carona
Violão na costa
Eu vim pra São Tomé
Loco, loco, locomélo
“Mutcho” loco, locomélo
Cogumelos azuis
Loco, loco, locomélo
“Mutcho” loco, locomélo
Cogumelos de Zebu
[…]
Minha vida é estrada
Eu não ligo pra nada
Só quero cantar
Flutuar no universo
Ver o mundo de perto
Ver a terra girar (TERRALETRAS, 2015, p.§)

Ventania São Thomé das Letras MG

A fama da cultura hippie se disseminou por São Thomé das Letras, sendo uma das marcas do município que fatura com o turismo alternativo e a venda de roupas e acessórios místicos para turistas, além de ofertar hospedagem customizada com padrões rústicos e temáticas atendendo aos mais diversificados segmentos.

Fans do Ventania em São Thomé das Letras com Turistas

E aí?

Borá conhecer a cidade?

Veja as pousadas que selecionamos para seu conforto e bem-estar.

Tenho uma ótima notícia!

– Você sabia que você pode ter sua história e experiências com São Thomé publicadas no Portal São Thomé?

Olha que legal! Saiba mais!

Baixe o eBook Portal São Thomé que lá eu explico tudo direitinho!

Nós queremos que sua viagem seja inesquecível.

Fotos:

Fotos enviadas pelos turistas que quiseram prestar homenagem, carinho e admiração a ele. POST

Fonte: Trabalho de pesquisa