Gruta de São Thomé

A Gruta de São Thomé está localizada no centro da cidade, ao lado da Igreja Matriz de São Thomé das Letras. Considerando a existência de dezenas de grutas na região, a Gruta São Thomé é uma gruta de pequeno porte. Na sua parte superior funciona como um mirante de onde é possível ter uma vista geral da cidade e da paisagem local.

Gruta de São Thomé das Letras

Na entrada lateral da gruta, em uma parede rochosa, encontram-se inscrições rupestres que, segundo o Departamento de Cultura e Turismo da cidade, deram origem ao nome da cidade. É uma gruta com acesso livre para todas as idades e fácil acesso e locomoção em seu interior.

Conta a lenda que, no final do século XVIII, um escravo da fazenda Campo Grande, conhecido como João Antão, cansado de ser maltratado por seu senhor, fugiu da fazenda e encontrou uma gruta, onde se refugiou e viveu por bastante tempo escondido, comendo frutos silvestres, raízes e peixes.

Centro Histórico Matriz de São Thomé

Certo dia, um dia, um senhor de vestes brancas (muitos acreditam ter sido o próprio apóstolo São Thomé) apareceu ao escravo perguntando o motivo de sua permanência por tanto tempo naquela gruta. O escravo, então, contou-lhe sua história. O estranho homem escreveu um bilhete e o entregou ao escravo, instruindo-lhe que levasse ao seu senhor e prometendo-lhe que seria libertado.

Ao ler o bilhete, o Capitão lhe ordenou que o levasse até a gruta, onde encontraram uma imagem de São Tomé entalhada em madeira. João Francisco, homem profundamente religioso recolheu a imagem e a levou para casa. A imagem sumiu e reapareceu na gruta por várias vezes.

Acreditando ser um milagre, o Capitão mandou erguer uma capela no local, onde, em 1785, foi construída a Igreja Matriz, originando assim o povoado; dizem que o filho do Capitão, Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, título este concedido por D. Pedro II, foi sepultado debaixo do altar da igreja.

Moradores da cidade produziram um filme que conta a história

City Tour Portal São Thomé

Inicie seus passeios na cidade visitando o Centro Histórico e Igreja Matriz de São Thomé das Letras, siga em direção aos atrativos do Parque Municipal Antônio Rosa e termine os passeios visitando o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Capela de Nossa Senhora do Rosário, conforme apresentado no mapa abaixo:

City Tour Portal São Thomé

Explorar Maps

Todas as Grutas de São Thomé das Letras

Valorizo seu tempo de pesquisa e por este motivo reuni as 7 Grutas de São Thomé das Letras em uma única publicação.

Grutas São Thomé das Letras MG

A Gruta São Thomé faz parte do City Tour

VER Pacote

Fontes Pesquisadas:

Portal São Thomé: www.saothomedasletras.net
Livro de Visitas do Receptivo Turístico Escravo João Antão – Abertura em 30/07/2009
Detur – Departamento de Turismo, por Evaldo dos Reis Pompeu
Inventário de Proteção do Acervo Cultural – IPAC – 2009 – EXERCÍCIO 2010
KAYAPÓ, Ricardo. De Letras em Letras. 1ª Ed. São Thomé das Letras: Caminhos de Minas, 2005