10 Motivos para você Viajar

Os 10 Motivos para você Viajar para São Thomé das Letras começam agora. São Tomé das Letras é uma cidade do sul de Minas Gerais situada a 1.440 metros de altitude, na região da Serra da Mantiqueira. Conhecida mundialmente como a cidade da Pedra São Tomé e Cidade Mística, ela reserva belezas naturais, é rica em cachoeiras, lendas, mistérios, aparições de ovnis, casarões antigos, magníficas grutas e, sem dizer do Conjunto Paisagístico de Parque Municipal Antônio Rosa que fica no alto de uma montanha de quartzito que oferece aos visitantes uma visão dos intensos vales verdes.

10 Motivos para você Viajar para São Thomé das Letras MGSegundo o último censo do IBGE São Tomé das Letras tem 7.120 habitantes.

Nesta publicação vou destacar os atrativos mais visitados e comentados pelos turistas, começando pela rota de mistérios veremos a famosa Ladeira do Amendoim e a Gruta do Carimbado, roteiros estes que cada vez mais tem chamado a atenção de místicos e esotéricos. Na sequência, iremos conhecer o Poço Secreto São Thomé das Letras que fica próximo da Gruta do Sobradinho e mais próximo ainda da Gruta do Índio.

Foto Aérea da Pirâmide em São Thomé das Letras
Em São Thomé das Letras há muito o que fazer, como visitar a Pirâmide.

Enfim, na cidade, você vai conhecer a Gruta de São Thomé e alguns atrativos do Parque Municipal Antônio Rosa, como a Pirâmide São Thomé das Letras, o Cruzeiro e a famosa Pedra da Bruxa São Thomé das Letras, além da rota de cachoeiras que também é bem pertinho da cidade. E, para programar sua viagem em grande estilo, sugerimos o download do eBook Portal São Thomé. Vejamos agora os 10 Motivos para você Viajar para São Thomé das Letras:

1. Ladeira do Amendoim

Na Ladeira do Amendoim é possível observar os veículos serem puxados para cima da ladeira, num movimento totalmente contra as leis da física, pois ao invés do veículo descer a ladeira, ele simplesmente sobe. O mesmo ocorre também com as pessoas andando a pé para trás, no sentido de subir a ladeira. Elas dizem que sentem serem puxadas com mais força.

Ladeira do Amendoim em São Thomé das Letras

Será possível isso? Como pode um veículo com o motor desligado subir a ladeira ao invés de descer? Este fato ajuda a fomentar as crenças da existência de um grande campo magnético formado por um diamante na parte subterrânea da cidade, no entanto, ocultistas e místicos defendem a existência de Mundos subterrâneos e que a cidade como um todo é parte integrante de um dos sete centros de energia do planeta. Opiniões à parte, a Ladeira do Amendoim continua sendo um mistério para turistas e moradores.

2. Gruta do Carimbado

A Gruta do Carimbado situa-se a poucos metros da misteriosa Ladeira do Amendoim, mas sua visitação foi proibida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Tal gruta é parte de muitas das histórias e estórias contadas pelos moradores de São Thomé das Letras, entre elas a que é possível chegar ao Machu Picchu pela Gruta do Carimbado.

Gruta do Carimbado São Thomé das Letras
Foto do interior da Gruta do Carimbado mostra que suas paredes são cobertas por barro.

Moradores descrevem a gruta como um Portal Dimensional, já que ir caminhando da gruta até Machu Picchu seria praticamente impossível porque são aproximadamente 4.186 km de distância entre um ponto e outro, conforme apresentado no Mapa. Além disso, um grupo de guias de São Thomé adentraram à gruta e em poucos minutos todos saíram sufocados. E aí? Esta curtindo os 10 Motivos para você Viajar para São Thomé das Letras?

3. Poço Secreto São Thomé das Letras

O Poço Secreto São Thomé das Letras fica na região do bairro do Sobradinho. Ele está localizado bem próximo da Gruta do Índio, local pouco visitado pelos turistas porque seu acesso é praticamente desconhecido. Para chegar ao poço recomenda-se o acompanhamento de um guia local, do bairro do Sobradinho.

O Poço das Esmeraldas Fica no SobradinhoO Poço Secreto é profundo e suas águas são da cor de esmeraldas.

4. Gruta do Sobradinho

A Gruta do Sobradinho é um dos lugares mais visitados em São Thomé das Letras. Ela tem aproximadamente 250 m de extensão e no seu interior encontram-se pequenos poços de água, dando origem a uma pequena corredeira. Depois de percorrer o interior da mesma, vem a surpresa, um poço com águas cristalinas para nadar, dar saltos e até mergulhar.
Realmente é um lugar incrível.

Gruta do Sobradinho em São Thomé das Letras MG
A entrada da gruta do Sobradinho é enorme e seu interior é lindo.

Trata-se de um dos atrativos naturais, que estão em processo de análise e intervenção com base no relatório da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico e da Superintendência Estadual do IBAMA de Minas Gerais.

O local é um complexo turístico composto pela Gruta Sobradinho, contendo um curso d’água proveniente de uma nascente a montante e, por outro curso de maior vazão próximo a Gruta formando quedas d’água, poços e corredeiras fora da área de proteção da gruta (250m) e, na entrada do complexo existe um restaurante e lojas de artesanatos.

Saída da Gruta do Sobradinho em São Thomé das Letras

5. Gruta de São Thomé

A Gruta de São Thomé está localizada no centro da cidade, ao lado da Igreja Matriz de São Thomé das Letras. Considerando a existência de dezenas de grutas na região, a Gruta São Thomé é uma gruta de pequeno porte, que na sua parte superior funciona como um mirante de onde é possível ter uma vista geral da cidade e da paisagem local.

Gruta de São Thomé das Letras
A Gruta de São Thomé é de fácil acesso e sua locomoção é tranquila para pessoas de todas as idades.

Na entrada lateral da gruta, em uma parede rochosa, encontram-se inscrições rupestres que, segundo o Departamento de Cultura e Turismo da cidade, deram origem ao nome da cidade. É uma gruta com acesso livre para todas as idades e fácil acesso e locomoção em seu interior.

Escravo João Antão e a Lenda de São ThoméMonumento na praça Matriz reproduz o momento histórico da lenda da cidade.

Conta a lenda que, no final do século XVIII, um escravo da fazenda Campo Grande, conhecido como João Antão, cansado de ser maltratado por seu senhor, fugiu da fazenda e encontrou uma gruta, onde se refugiou e viveu por bastante tempo escondido, comendo frutos silvestres, raízes e peixes.

Certo dia, um dia, um senhor de roupas claras e traços finos apareceu ao escravo perguntando o motivo de sua permanência por tanto tempo naquela gruta. O escravo, então, contou-lhe sua história. O estranho homem escreveu um bilhete e o entregou ao escravo, instruindo-lhe que levasse ao seu senhor e prometendo-lhe que seria libertado.

Ao ler o bilhete, o Capitão lhe ordenou que o levasse até a gruta, onde encontraram uma imagem de São Tomé entalhada em madeira. João Francisco, homem profundamente religioso recolheu a imagem e a levou para casa. A imagem sumiu e reapareceu na gruta por várias vezes.

Acreditando ser um milagre, o Capitão mandou erguer uma capela no local, onde, em 1785, foi construída a Igreja Matriz, originando assim o povoado; dizem que o filho do Capitão, Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, título este concedido por D. Pedro II, foi sepultado debaixo do altar da igreja.

6. Parque Municipal Antônio Rosa

O Parque Municipal Antônio Rosa é o atrativo mais visitado de São Thomé das Letras. Trata-se de um Conjunto Paisagístico, tombado pela Prefeitura Municipal de São Thomé das Letras. Composto pela Pirâmide, Cruzeiro, Pedra da Bruxa, Mirante, Toca do Leão e por diversos picos de meditação não classificados. Todos eles estão integrados ao roteiro City tour.

É bastante famoso entre visitantes e turistas devido à belíssima visão 360° da região montanhosa, além da privilegiada visão do nascer e pôr do Sol. Há quem afirma já ter avistado inúmeros objetos voadores não identificados dali. Publicamos a foto de um OVNI tirada por uma turista que estava no Cruzeiro e a incluímos na publicação O que fazer em São Thomé das Letras.

7. Pirâmide São Thomé das Letras

A Pirâmide em São Thomé das Letras, conhecida também como Casa da Pirâmide, trata-se de uma construção de forma piramidal, com várias janelas que proporcionam acesso às diversas constelações. Um excelente local para observar a cidade, os vales e as montanhas com a visão de 360º. É componente do Parque Municipal Antônio Rosa e trata-se do atrativo mais popular e visitado de São Thomé das Letras.

TV Pirâmide Portal São ThoméUma das fotos mais famosas da Pirâmide foi publicada no site de notícias G1.

É o melhor local para se avistar o nascer e pôr do Sol de coloração avermelhada que o céu adquire nos fins de tarde. Diversos relatos dão conta do avistamento de ÓVNIS e seres extraterrestres neste local que já foi fonte de estudo de diversos especialistas que até hoje têm opiniões diferentes a respeito das experiências. SAIBA MAIS.

8. Cruzeiro

O Cruzeiro destaca-se como o ponto chave para aqueles que querem observar o ciclo da vida, isto é, é um ótimo local para avistar o nascer e o pôr do sol, bem como, o nascer da lua, sentir as noites frias e avistar milhares de estrelas. Afinal, somos universais e você merece lembrar disso ao lado de quem ama.

O que fazer em São Thomé das Letras
No alto da montanha se destaca o Cruzeiro na mesma direção da Igreja Matriz.

9. Pedra da Bruxa São Thomé das Letras

A Pedra da Bruxa é uma linda formação rochosa que está localizada entre os atrativos turísticos mais visitados do Parque Municipal Antônio Rosa. Sua formação rochosa lembra a face e a silhueta de uma bruxa. Por este motivo, a Pedra da Bruxa atrai centenas de turistas de diversos níveis e culturas.

Pedra da Bruxa em São Thomé das Letras

A uma altitude de 1.309m, é um local ideal para se admirar o nascer e o pôr-do-sol e do seu topo é possível obter uma visão de 360°. Além disso, a Pedra da Bruxa possui estimados 10m de comprimento por 5m de largura, com 10m de altura e no chapéu registra-se um diâmetro de 5m². Muitos esportistas praticam rapel no local.

Rapel em São Thomé das Letras Esportes e Aventuras

10. Rota de cachoeiras

Depois de conhecer os atrativos mais visitados da cidade, a próxima parada que a galera gosta muito é desfrutar do frescor e da vitalidade das cachoeiras. A rota de cachoeiras I é a que está mais próxima do centro da cidade e é uma das opções de lazer mais apreciadas pelos turistas que curtem o verão por aqui.

VerTodas as cachoeiras foram organizadas em uma única publicação.

Mapa da Rota de cachoeiras

Partindo do centro da cidade, o turista deve ir em direção ao Centro de Eventos e, ao invés de voltar para a cidade de Três corações, ele segue o caminho oposto. A rota de cachoeiras inclui a visitação na Cachoeira da Eubiose, Cachoeira do Flávio, Cachoeira Paraíso e Cachoeira Véu de Noiva.

Saiba mais

eBook Portal São Thomé

Ebook Portal São ThoméTodas essas incríveis opções de programas tornam São Thomé das Letras um dos destinos mineiros mais concorridos nas férias e feriados prolongados. É claro que os 10 Motivos para você Viajar para São Thomé das Letras se limitou na apresentação dos atrativos turísticos mais visitados pelos turistas. Agora, se você mesmo que definir os atrativos mais interessantes, conhecer todos os roteiros, todas as grutas, cachoeiras e ainda receber dicas sobre onde comer, onde ficar, onde ir, onde comprar e ainda ter uma planilha para calcular todos os gastos da sua viagem, baixe o eBook Portal São Thomé ou, se preferir, leia a postagem completa sobre o que fazer.

FAQ – Perguntas e Respostas sobre São Thomé das Letras.

CONTE-NOS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS NA CIDADE

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui